ORIGEM
DA PÁSCOA
Dia 14 do mês de Nissan do ano judaico de 2248 (cerca de 1300 a. C.). O povo hebreu, liderado por Moisés, foge do Egito depois de 400 anos de escravidão.
Eles haviam marcado um símbolo na porta de suas casas com o sangue de um cordeiro imolado (sacrificado em ritual). Esse era o sinal dado por Deus a Moisés para que o anjo da destruição passasse (pessach) pela casa dos judeus, sem lhes fazer mal. A partir desta data os judeus estavam livres. Por isto, todos os anos eles lembram a data de sua libertação comemorando o Pessach.
A palavra Páscoa significa libertação. Na Páscoa comemora-se a libertação do povo hebreu que era escravizado pelos egípcios, durante o reinado do faraó Ramsés II.
Na Páscoa cristã comemora-se Cristo, Ele é a libertação para o povo cristão. Comemora-se sua ressureição. A palavra páscoa vem do hebreu “pessach” e significa passagem. Passagem da morte para a vida (eterna), da escravidão para a liberdade, das trevas para a luz.
A páscoa celebra a ressureição de Jesus Cristo, três dias a pós ter morrido na cruz. É a principal e uma das mais antigas festas do calendário cristão.
O dia de páscoa não tem data fixa, mas coincide sempre com o primeiro domingo após a primeira lua cheia em seguida equinócio de março, ou seja, a primeira lua de outono.
Páscoa
é...
Páscoa é
ser capaz de mudar,
É
partilhar a vida na esperança
É dizer
sim ao amor e à vida,
É
investir na fraternidade,
É lutar
por um mundo melhor,
É
vivenciar a SOLIDARIEDADE...
Nenhum comentário:
Postar um comentário